quinta-feira, 14 de março de 2013

Sítio para "largar" as coisas


Dropbox - Sabe o que é? Já usou?

Se a ferramenta que procura é algo que permita aceder a um determinado número de documentos a partir de vários locais (pastas de trabalho, ficheiros diversos, livros digitais, fotos,...), então, a dropbox é a ferramenta certa! Mas, não cometa o erro de usar esta ferramenta, só porque se fala dela, sem saber quais as suas funcionalidades... – isto, é válido para qualquer utilidade ou qualquer ferramenta – há que conhecer e escolher os meios adequados para o que pretendemos.

Se falo dela é, exatamente, por assistir a tragédias de “desaparecimento de documentos” em drops partilhadas. Não vou alongar-me com pormenores, até porque não usei por aí além, nem conheço todas as funcionalidades!...

Ao contrário de outros meios de armazenamento de documentos, também conhecidos, a dropbox afigura-se-me ser ferramenta de uso individual (ou de equipas coesas e estritas ou fins específicos) ao qual acrescem hipóteses de partilha, claro, mas, fundamentalmente, serve para termos uma cópia “automática” da drop instalada no nosso pc acessível – imagine que tem um pc de secretária pessoal, um portátil efetivamente volante e um outro pc no escritório/trabalho e ficheiros que precisa de aceder (e neles trabalhar) nos três computadores, estando sempre atualizados – ou seja, as pastas estão nos computadores todos, e, ainda, acessíveis com palavra-pass via web, em qualquer pc onde precise de lhes aceder, sincronizadas (atualizadas assim que acede...)

O uso coletivo é possível e útil em muitas situações, mas é frequentemente confundido nesta ferramenta, levando ao apagão de ficheiros na drop central por usuários que pensam estar a apagar só no seu pc e privam os restantes dos materiais!

Se tenho drop? Sim, mas usei limitadamente para partilha de grandes ficheiros com colegas ou familiares; para disponibilizar ficheiros que apenas são copiados por outros, e para os quais não são necessárias funcionalidades de edição por múltiplos utilizadores, não a uso, por ter soluções mais fáceis e que não ocupam espaço no meu computador – Ah, sim, se estão a usar uma dropbox coletiva e uma ou duas centenas de pessoas lá colocarem coisas, cada mega pesa no vosso pc, pois é copiado para a vossa box – para a pasta da dropbox que está no vosso pc! – isso é que são pastas sincronizadas!

Em grupos com os mesmos interesses, como estudantes de uma licenciatura, é útil um depósito de materiais - acessíveis a todos, conforme vão precisando – e nesta licenciatura existem várias pastas/drives para uso comum e múltiplas drives pessoais que multiplicam conteúdos... (optei por não encher a minha com “tudo”, tentando encaminhar para as de outros colegas, já bem fornecidas e organizadas, pois detesto criar cyberlixo!)

Para saberem mais e para se certificarem de que é isso que querem, vejam a dropbox e a descrição do soluto, também muito simples: How to use Dropbox

Sem comentários:

Enviar um comentário