Tema 1 - O sujeito que educa educando-se. Como e porquê interpelo o Sujeito e cidadão educador e animador que habita em mim? Tema 2 - Perfil do animador de expressões artísticas. Que características e que tendências identifico no meu perfil de animador que podem ser moduladas, desenvolvidas e aperfeiçoadas? Tema 3 - Escola e território educativo-cultural. Em que contextos, com que meios e com que grupos populacionais eu preparo os meus projetos de animação? Tema 4 - Animação e comunidade. Com que fundamentos e guias teórico-conceptuais eu preparo os meus projetos de animação? Tema 5 - Conceção, implementação e avaliação de projetos de animação artística. Com quem? Para quem? Como? Com que objetivos e sentidos concebo, implemento e avalio os projetos de animação através das expressões artísticas?
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A unidade curricular de Animação e
Expressões Artísticas foca-se na problemática da interpenetração entre os
universos formais e informais de educação, de arte e de cultura, entendidos
como espaços potenciais de criatividade e de desenvolvimento pessoal e
comunitário, particularmente através do contributo das linguagens e dos
instrumentos da animação recreativa, cultural e artística. 
Os conceitos centrais
de escola e de território educativo-cultural, de comunidade e de animação,
balizam a conceção, a implementação e a avaliação de projetos orientados para
populações e grupos, em função de necessidades e de aspirações devidamente
contextualizadas e identificadas como objetivos e percursos de desenvolvimento.
Os conceitos centrais
de escola e de território educativo-cultural, de comunidade e de animação,
balizam a conceção, a implementação e a avaliação de projetos orientados para
populações e grupos, em função de necessidades e de aspirações devidamente
contextualizadas e identificadas como objetivos e percursos de desenvolvimento.
No final desta unidade curricular, o
estudante deverá ser capaz de FUNDAMENTAR, CONCEBER, ORIENTAR e RETROAGIR sobre
experiências e projetos específicos de animação artística em contextos de
universos formais e informais de educação, de arte e de cultura. 
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O sujeito que educa educando-se. 
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Perfil do animador de expressões
artísticas.
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Escola e território educativo-cultural. 
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Animação e comunidade.
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Conceção, implementação e avaliação de
projetos de animação artística. 
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Bibliografia:
Martins, A. (Ed.). (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa:
Universidade Aberta.
Martins, A. (2007). Práticas Educativas e Representações
Artístico-Culturais Luso-Nipónicas: O caso de Tanegashima no Japão. [Colóquio
Internacional Interdisciplinar “Eu e o Outro”, outubro de 2006]. Porto:
Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (No prelo).
Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Bases Psicopedagógicas. [1.º volume]. Lisboa:
Instituto Piaget.
Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação:
Drama e Dança. [2.º volume]. Lisboa: Instituto Piaget.
Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Música
e Artes Plásticas. [3.º volume]. Lisboa: Instituto Piaget.
Outros recursos: Mini-vídeos sobre Animação e
Expressões Artísticas hospedados nos seguintes canais:
imagens acedidas ou adaptadas de:
Leite, E. & Malpique, M. (1986).
Espaços de criatividade. Porto:
Edições Afrontamento. [p. 95]
em construção!!!!!!!!
